domingo, 2 de outubro de 2011

PROJETO ANIMAIS

DIA 04 DE OUTUBRO DIA DOS ANIMAIS.

Justificativa:
           
            O presente projeto irá realizar um estudo sobre os animais, assunto que é abordado no currículo do 2º ano. O projeto visa estabelecer classificações em relação com os interesses expressados pelo grande grupo.
            Além de ser um assunto que desperta interesse e curiosidade dos alunos, o mesmo, será trabalhado através de estratégias lúdicas e prazerosas, fazendo com que os alunos sejam os protagonistas da construção deste projeto.
            Através dos animais, procurare também colaborar para desenvolver um ambiente agradável e de bons relacionamentos, contribuindo a ampliação das relações afetivas dos alunos, fazendo com que estes se tornem pessoas melhores: mais solidárias e que respeitem o próximo e suas individualidades.
Objetivo Geral:
           
            Compreender as principais diferenças e semelhanças entre os animais, fazendo-os distinguir cada grupo.
Objetivos Específicos:
  • Colaborar para uma aprendizagem reflexiva;
  • Desenvolver atividades dinâmicas e construtivas;
  • Ler e ouvir com atenção as histórias que tratam sobre os animais;
  • Enriquecer o vocabulário através dos contos trabalhados em aula;
  • Internalizar valores, como por exemplo, a solidariedade;
  • Despertar o interesse pela leitura;
  • Proporcionar um ambiente de livre imaginação e criatividade;
  • Caracterizar diferentes animais quanto seu habitat, quanto a sua alimentação quanto as suas características especificas.

Questões Norteadoras:
  • Que diferenças básicas existem entre os animais?

Recursos Utilizados:
  • Leituras;
  • Brincadeiras;
  • Jogos;
  • Desenhos;
  • Construção de animais com arame;
  • Músicas;
  • Dobraduras;
  • Teatro (fantoches e dedoches).

Estratégias Usadas:
  • 1 º Estratégia: Cada aluno receberá uma figura contendo um animal. Com esta gravura os alunos terão de descrever o animal que receberam para os demais colegas, segundo suas características.

  • 2 º Estratégia: Explicação dos diversos grupos de animais, sendo eles, mamíferos, aves, aquáticos, anfíbios e répteis. Logo os alunos se dividirão em grupo para colar as figuras dos animais nos cartazes correspondentes.
  • 3 º Estratégia: Bingo dos sons dos animais, os alunos deverão associar o som (CD) com o respectivo animal e marcar na cartela. O primeiro aluno que gritar “Bingo” deverá ir até o quadro e escrever os nomes dos animais de sua cartela.
  • 4 º Estratégia: Classificação dos animais. No caderno responder as perguntas propostas pela professora sobre os animais que receberão.

  • 5 º Estratégia: Peixinho e a letra. Cada aluno receberá um peixinho contendo uma letra, e cada aluno terá de dizer o nome de algum animal com aquela inicial para que o restante da turma o desenhe.
Avaliação:
A avaliação será a partir de:
  • Participação em todas as atividades propostas pelo projeto;
  • Envolvimento nas tarefas;
  • Interesse e motivação com os jogos e brincadeiras;
  • Desenvolvimento da escrita e leitura;
 Culminância do Projeto:
  • Construção de animais com arame, para expor na entrada da escola.
  • Entrega de lembrancinhas para a turma, contendo um animal estudado de E.V. A para que guardem como significado do nosso estudo.
  • Apresentação dos grupos com dedoches.
  • Passeio em um ambiente onde se possa encontrar algumas espécies de animais e conhecer como eles vivem.
ATIVIDADES:





 SUGESTÃO DE LEMBRANCINHA:
MOLDES






Nenhum comentário:

Postar um comentário