quarta-feira, 26 de outubro de 2011

A HISTÓRIA DO FOGO

     Essa foi uma aula que preparei para meus alunos do 2º ano, eles amaram. Houve um melhor entendimento, com isso a participação na aula foi unânime e eles aproveitaram bastante a troca de conhecimentos.
      O professor precisa inovar suas aulas, levando para sala outros recursos que prendam a atenção do aluno e os levem a interagir de maneira mais prazerosa.



Vídeo relacionado a descoberta do fogo.





sábado, 22 de outubro de 2011

Dia Nacional do Livro

 Dia 29 de outubro é comemorado o Dia Nacional do Livro, e realmente é um dia a se comemorar, pois o livro traz informação, conhecimento, divertimento e fantasia, muitas vezes transformando positivamente a vida das pessoas. O dia foi escolhido porque em 29 de outubro de 1810 ocorreu a fundação da Biblioteca Nacional, no Rio de Janeiro e com certeza foi um marco para a literatura no Brasil, que passou a contar com obras importantes para consulta.

Cuide bem de seus livros!
 Algumas dicas para você cuidar de seus livros:
·         Não manuseie com as mãos sujas;
·         Não rabisque a capa ou as folhas;

·         Não rasque, nem arranque folhas;
·         Não apóie o cotovelo no livro;
·         Não coloque entre as páginas objetos mais espessos que o papel;
·         Não dobre o canto das folhas;
·         Não use saliva para virar as folhas;
·         Não coma, nem beba próximo aos livros





quinta-feira, 13 de outubro de 2011

DIA DO PROFESSOR


A você PROFESSOR, que Deus deu o dom de Educar, com Sabedoria, Paciência, Humildade e muito Amor. 




PARABÉNS, AMADO PROFESSOR!




segunda-feira, 3 de outubro de 2011

PROJETO: CRIANÇA FELIZ



Justificativa:
A criança tem o direito de ser feliz, de ser valorizada, respeitada e amada. Ela passa a maior parte do tempo na escola, que por sua vez desempenha sua função social proporcionando à criança um ambiente feliz, acolhedor e amável.
Objetivos:

J Valorizar a criança;
J Estimular a auto-estima;
J Evidenciar direitos e deveres da criança;
J Desenvolver o raciocínio-lógico, a expressão oral e corporal, a coordenação motora, a percepção auditiva e visual da criança;
J Proporcionar jogos e brincadeiras;
J Promover, durante a semana da criança, atividades extraclasse, variadas e interessantes, visando dar a criança oportunidades de lazer e sociabilidade educativas;
Desenvolvimento:

J Lembrancinhas
J Desenhos para colorir
J Recorte e colagem
J Músicas e poesia
J Dobradura
J Brinquedos com sucata
J Brincadeiras dirigidas
J Mensagens
J Capa para trabalho

Culminância:
Realização de apresentação de musicas, poesias e teatros com pipoca , cachorro quente ou bolo e entrega de lembrancinhas para as crianças.





 

LEMBRANCINHAS:


MOLDES DA ABELHINHA






PAINÉL:









Ornamentação: Ivanilda e Nine




domingo, 2 de outubro de 2011

PROJETO ANIMAIS

DIA 04 DE OUTUBRO DIA DOS ANIMAIS.

Justificativa:
           
            O presente projeto irá realizar um estudo sobre os animais, assunto que é abordado no currículo do 2º ano. O projeto visa estabelecer classificações em relação com os interesses expressados pelo grande grupo.
            Além de ser um assunto que desperta interesse e curiosidade dos alunos, o mesmo, será trabalhado através de estratégias lúdicas e prazerosas, fazendo com que os alunos sejam os protagonistas da construção deste projeto.
            Através dos animais, procurare também colaborar para desenvolver um ambiente agradável e de bons relacionamentos, contribuindo a ampliação das relações afetivas dos alunos, fazendo com que estes se tornem pessoas melhores: mais solidárias e que respeitem o próximo e suas individualidades.
Objetivo Geral:
           
            Compreender as principais diferenças e semelhanças entre os animais, fazendo-os distinguir cada grupo.
Objetivos Específicos:
  • Colaborar para uma aprendizagem reflexiva;
  • Desenvolver atividades dinâmicas e construtivas;
  • Ler e ouvir com atenção as histórias que tratam sobre os animais;
  • Enriquecer o vocabulário através dos contos trabalhados em aula;
  • Internalizar valores, como por exemplo, a solidariedade;
  • Despertar o interesse pela leitura;
  • Proporcionar um ambiente de livre imaginação e criatividade;
  • Caracterizar diferentes animais quanto seu habitat, quanto a sua alimentação quanto as suas características especificas.

Questões Norteadoras:
  • Que diferenças básicas existem entre os animais?

Recursos Utilizados:
  • Leituras;
  • Brincadeiras;
  • Jogos;
  • Desenhos;
  • Construção de animais com arame;
  • Músicas;
  • Dobraduras;
  • Teatro (fantoches e dedoches).

Estratégias Usadas:
  • 1 º Estratégia: Cada aluno receberá uma figura contendo um animal. Com esta gravura os alunos terão de descrever o animal que receberam para os demais colegas, segundo suas características.

  • 2 º Estratégia: Explicação dos diversos grupos de animais, sendo eles, mamíferos, aves, aquáticos, anfíbios e répteis. Logo os alunos se dividirão em grupo para colar as figuras dos animais nos cartazes correspondentes.
  • 3 º Estratégia: Bingo dos sons dos animais, os alunos deverão associar o som (CD) com o respectivo animal e marcar na cartela. O primeiro aluno que gritar “Bingo” deverá ir até o quadro e escrever os nomes dos animais de sua cartela.
  • 4 º Estratégia: Classificação dos animais. No caderno responder as perguntas propostas pela professora sobre os animais que receberão.

  • 5 º Estratégia: Peixinho e a letra. Cada aluno receberá um peixinho contendo uma letra, e cada aluno terá de dizer o nome de algum animal com aquela inicial para que o restante da turma o desenhe.
Avaliação:
A avaliação será a partir de:
  • Participação em todas as atividades propostas pelo projeto;
  • Envolvimento nas tarefas;
  • Interesse e motivação com os jogos e brincadeiras;
  • Desenvolvimento da escrita e leitura;
 Culminância do Projeto:
  • Construção de animais com arame, para expor na entrada da escola.
  • Entrega de lembrancinhas para a turma, contendo um animal estudado de E.V. A para que guardem como significado do nosso estudo.
  • Apresentação dos grupos com dedoches.
  • Passeio em um ambiente onde se possa encontrar algumas espécies de animais e conhecer como eles vivem.
ATIVIDADES:





 SUGESTÃO DE LEMBRANCINHA:
MOLDES