segunda-feira, 23 de abril de 2012

PROJETO AMIGO DA TURMA


Justificativa:
   
     Este projeto foi desenvolvido para a turma do 2º ano com o objetivo de levar a sala de aula um mascote para que seja trabalhado, cuidados, companheirismo, amizade, interação, responsabilidade, respeito, solidariedade, entre outros valores. Tem também como objetivo a participação da família que será fundamental para o sucesso de nosso projeto.


Objetivos:

·         Apresentar a turma o mascote da sala;
·         Dar um nome ao mascote escolhido por todos;
·         Valorizar a participação de todos;
·         Ter o envolvimento dos pais;
·         Proporcionar aos alunos novas experiências, valorizando toda sua vivência trazida de casa.
·         Desenvolver a oralidade.


Desenvolvimento:

·         Construir o mascote com a turma.
·         Fazer em votação a escolha do nome do nosso mascote;
·         Explicar a turma o objetivo de termos um mascote;
·         Conversar sobre o dia em que o mascote irá à casa do aluno.
·         Explicar em reunião aos pais todo nosso projeto;
·         Confecção de um caderno para registro das visitas do mascote;
·         Utilizar o mascote para trazer as novidades para a turma;
·         Ler com os alunos todos os relatos feitos das visitas do mascote.


Avaliação:
  
    Observar durante todo o tempo o comportamento dos alunos em relação ao mascote. Valorizar as histórias trazidas por cada criança após cada visita do mascote as casas. Observar junto com a turma os relatos feitos por escrito pelos pais em nosso diário.

 MOMENTOS DE MUITA ALEGRIA E APRENDIZADO












terça-feira, 17 de abril de 2012

PROJETO DIA DO ÍNDIO


    Justificativa:

    Segundo o PCN, é preciso que o aluno conheça e valorize a pluralidade do patrimônio     sociocultural brasileiro, bem como aspectos socioculturais de outros povos e nações, posicionando-se contra qualquer discriminação baseada em diferenças culturais, de classe social, de crenças, de sexo, de etnia ou outras características individuais e sociais.
O Dia do Índio é um resgate a nossa história e das nossas raízes.

          Objetivos:

  •            Conhecer um pouco da história dos índios;
  •            Conhecer,analisar e debater os hábitos e costumes dos indígenas;
  •            Refletir sobre a relação: brancos x índios;
  •            Estimular a comemoração do dia do índio;

               Metodologia:

    Sensibilização:

         Roda de Conversa sobre o tema;
         Cartaz com fotografias dos índios;

    Desenvolvimento:

  •        Capa dos trabalhinhos;
  •        Quebra - cabeça;
  •        Jogo da memória sobre objetos indígenas;
  •        Jogo da Memória sobre as expressões dos índios;
  •        Desenho para pintar;
  •        Atividade elemento que não faz parte da cultura indígena;
  •        Pintar, recortar, e montar uma índia;
  •        Pintar de acordo com a legenda;
  •        Ligue os conjuntos;
  •        Descobrir a palavra;
  •        Confecção de máscaras indígenas;
  •        Confecção de cocar;
  •        Confecção de maquete;
  •        Desenho, recorte e colagem com vários tipos de materiais da cultura indígena;
  •        Apresentação de uma música sobre o dia do índio;

VÍDEO



quarta-feira, 11 de abril de 2012

DIA NACIONAL DO LIVRO INFANTIL

     
     O dia 18 de abril foi instituído como o dia nacional da literatura infantil, em homenagem à Monteiro Lobato.
    “Um país se faz com homens e com livros”. Essa frase criada por ele demonstra a valorização que dava à leitura e sua forte influência no mundo literário.
      Monteiro Lobato foi um dos maiores autores da literatura infanto-juvenil brasileira. Nascido em Taubaté, interior de São Paulo, em 18 de abril de 1882, iniciou sua carreira escrevendo contos para jornais estudantis. Em 1904 venceu o concurso literário do Centro Acadêmico XI de Agosto, época em que cursava a faculdade de direito.
      Como viveu um período de sua vida em fazendas, seus maiores sucessos fizeram referências à vida num sítio, assim criou o Jeca Tatu, um caipira muito preguiçoso.
      Depois criou a história “A Menina do Nariz Arrebitado”, que fez grande sucesso. Dando sequência a esses sucessos, montou a maior obra da literatura infanto-juvenil: O Sítio do Picapau Amarelo, que foi transformado em obra televisiva nos anos oitenta, sendo regravado no final dos anos noventa.
      Dentre seus principais personagens estão D. Benta, a avó; Emília, a boneca falante; Tia Nastácia, cozinheira que preparava famosos bolinhos de chuva, Pedrinho e Narizinho, netos de D. Benta; Visconde de Sabugosa, o boneco feito de sabugo de milho, Tio Barnabé, o caseiro do sítio que contava vários “causos” às crianças; Rabicó, o porquinho cor-de-rosa; dentre vários outros que foram surgindo através das diferentes histórias. Quem não se lembra do Anjinho da asa quebrada que caiu do céu e viveu grandes aventuras no sítio?
      Dentre suas obras, Monteiro Lobato resgatou a imagem do homem da roça, apresentando personagens do folclore brasileiro, como o Saci Pererê, negrinho de uma perna só; a Cuca, uma jacaré fêmea muito malvada; e outros. Também enriqueceu suas obras com obras literárias da mitologia grega, bem como com personagens do cinema (Walt Disney) e das histórias em quadrinhos.
      Na verdade, através de sua inteligência, mostrou para as crianças como é possível aprender através da brincadeira. Com o lançamento do livro “Emília no País da Gramática”, em 1934, mostrou assuntos como adjetivos, substantivos, sílabas, pronomes, verbos e vários outros. Além desse, criou ainda Aritmética da Emília, em 1935, com as mesmas intenções, porém com as brincadeiras se passando num pomar.
      Monteiro Lobato morreu em 4 de julho de 1948, aos 66 anos de idade, no ano de 2002 foi criada uma Lei (10.402/02) que registrou o seu nascimento como data oficial da literatura infanto-juvenil.

ATIVIDADES 


AS CRIANÇAS VÃO AMAR PASSAR A SEMANA VENDO E APRENDENDO COM AS FÁBULAS:
 




segunda-feira, 9 de abril de 2012

DIA DO HINO NACIONAL BRASILEIRO



     No dia 13 de abril comemora-se o dia da criação do Hino Nacional Brasileiro. Sua música foi criada em 1822, por Francisco Manuel da Silva (1795-1865), recebendo inicialmente o nome de “Marcha Triunfa”.
Nessa época, o Brasil passava por uma crise contra o governo de Portugal, buscando sua independência diante desse país.
     Dom Pedro I apresentava dúvidas em suas decisões, a fim de dar a liberdade ao Brasil, deparava-se autoritário e temeroso às pressões da corte portuguesa.
Em meio a esses problemas, as tentativas de compor uma letra para o hino não caiam bem, pois vinham cheias de insultos e ressentimentos aos portugueses ou com excessos de lisonjeios ao soberano rei de Portugal.
     A escolha da data foi em razão de uma manifestação em desacato ao ex-imperador, quando o mesmo embarcava para Portugal, no dia 13 de abril de 1831.
     Dentre tantas tentativas, somente em 1909 que a linda composição ganhou uma letra poética, elaborada pelo então poeta e jornalista Joaquim Osório Duque Estrada (1870-1927), sendo muito elogiada pelas referências que fazia às belezas de nosso país.
Em 1922 a oficialização do hino, por Deodoro da Fonseca, foi para a letra de Francisco Manoel da Silva. A letra atual só foi oficializada em primeiro de setembro de 1971, na presidência de Epitácio Pessoa, através da Lei 5.700, sendo publicado no Diário Oficial do dia seguinte.
      O hino nacional é um instrumento de homenagem à nação, deve ser executado nas aberturas das festividades cívicas, patrióticas, escolares, esportivas internacionais, onde a população deve contemplá-lo cantando em uma só voz.

 Equipe Brasil Escola

Hino Nacional (Letra)

 Hino Nacional (Música)