terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

DIA INTERNACIONAL DA MULHER

PROJETO: DIA INTERNACIONAL DA MULHER


Objetivos
Conscientizar o aluno sobre a importância da figura humana. Valorizar a atuação da mulher na sociedade moderna.

Justificativa
Valorização da Mulher.

Ações Desenvolvidas

  • Pesquisa;
  • Confecção de cartazes mostrando o desenvolvimento da mulher na sociedade e sua importância para a vida;
  • Poesias;
  • Cartazes, cartões; confecção de lembrancinhas;
  • Músicas;
  • Exposição de atividades no pátio da escola;
  • Atividades pedagógicas relacionadas ao tema;




História do 8 de março

No Dia 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos, situada na cidade norte americana de Nova Iorque, fizeram uma grande greve. Ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, tais como, redução na carga diária de trabalho para dez horas (as fábricas exigiam 16 horas de trabalho diário), equiparação de salários com os homens (as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem, para executar o mesmo tipo de trabalho) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho.
A manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas, num ato totalmente desumano.
Porém, somente no ano de 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o "Dia Internacional da Mulher", em homenagem as mulheres que morreram na fábrica em 1857. Mas somente no ano de 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela ONU (Organização das Nações Unidas).
Objetivo da Data 
Ao ser criada esta data, não se pretendia apenas comemorar. Na maioria dos países, realizam-se conferências, debates e reuniões cujo objetivo é discutir o papel da mulher na sociedade atual. O esforço é para tentar diminuir e, quem sabe um dia terminar, com o preconceito e a desvalorização da mulher. Mesmo com todos os avanços, elas ainda sofrem, em muitos locais, com salários baixos, violência masculina, jornada excessiva de trabalho e desvantagens na carreira profissional. Muito foi conquistado, mas muito ainda há para ser modificado nesta história.

LEMBRANCINHAS 

ROSA FEITA DE EVA
 PORTA RECADINHOS



MENSAGENS





terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

domingo, 17 de fevereiro de 2013

PAINÉIS PARA SALA DE AULA

Lindos painéis, encontrei na net. Para quem ainda não fez sua ornamentação ainda há tempo... CAPRICHE!



PORTAS TRECOS E LEMBRANCINHAS







IDEIA SUPER LEGAL PARA PINTURA

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

ATIVIDADES DE RACIOCÍNIO LÓGICO

   
 O raciocínio lógico está ligado a conceitos capazes de organizar e clarear as situações cotidianas, preparando os jovens para circunstâncias mais complexas. De acordo com o Construtivismo (Piaget), a Matemática ensinada através da imposição de fórmulas, exercícios repetitivos e conceitos limitados, impossibilitam o aprendizado, gerando alunos passivos, desinteressados e com falta de criatividade.
  A utilização desse recurso metodológico influi em resultados positivos, contribuindo em três aspectos básicos: ler, escrever e resolver problemas. Esses que, após a sequência de estudos lógicos, passam a representar novas sistematizações: aprender a ler bem, aprender a escrever bem e aprender a resolver problemas matemáticos bem, de acordo com vários educadores que trabalham com a metodologia das atividades lógicas.

Desafiar... vamos lá? Incentive seus alunos.

1. Uma proposição equivalente, do ponto de vista lógico, da negação da proposição:
"Solteiro sim, mas sozinho nunca."
É:

A) Solteiro não, mas sozinho sempre.
B) Solteiro não ou sozinho sempre.
C) Casado sim, apesar de sozinho sempre.
D) Solteiro não, embora sozinho pelo menos uma vez.
E) Solteiro não ou sozinho em, ao menos, uma ocasião.

R. ( A)

2. Em uma gaveta, havia várias canetas coloridas, sendo 8 cinzas, 7 verdes, 4 roxas, 3 marrons e 2 rosas. Retirando-se quatro dessas canetas e sabendo-se que nenhuma delas era cinza, nem rosa e nem verde, pode-se afirmar que

a) são todas da mesma cor.
b) duas são roxas e duas são marrons.
c) três são roxas e uma é marrom.
d) pelo menos uma é marrom.
e) pelo menos uma é roxa.

R. ( E)
3. Maria, Joana, Beatriz, Cláudia e Sônia são cinco grandes amigas que estão todas grávidas de meninos e são casadas com Paulo, Pedro, João, Marcus e Lucas, não necessariamente nesta ordem. Elas já decidiram que os nomes que darão aos seus filhos serão os nomes dos maridos, mas o menino não poderá ter o nome do pai. Para definirem o nome de cada bebê, as amigas marcaram um chat e chegaram às seguintes decisões:

I. Beatriz escolheu o nome Marcus para seu filho, e as demais concordaram.
II. Maria e Joana queriam o nome João. Porém, Beatriz interveio e convenceu Joana a escolher o nome Lucas, alegando que João e Joana iniciam com a mesma letra.
III. Como a esposa de Pedro não se conectou, Sônia lhe enviou um e-mail comunicandolhe que seu filho se chamaria Paulo.
IV. Para a esposa de Paulo, restou o nome Pedro.

Os nomes dos maridos de Maria, Joana, Beatriz, Cláudia e Sônia são, respectivamente,

a) João, Marcus, Lucas, Paulo e Pedro.
b) Lucas, João, Marcus, Pedro e Paulo.
c) Lucas, Marcus, João, Pedro e Paulo.
d) Marcus, Pedro, João, Lucas e Paulo.
e) Paulo, Pedro, João, Marcus e Lucas.

R. ( C ) 

4. Três rapazes são levados à presença de um jovem lógico. Sabe-se que João sempre diz a verdade, que Pedro tem o estranho costume de sempre mentir e de jamais dizer a verdade e que Fábio ora mente, ora diz a verdade. O problema é que não se sabe quem, entre eles, é quem. Esses três rapazes fazem as seguintes declarações:

O primeiro diz: “Eu sou o Fábio”.
O segundo diz: “É verdade, ele é o Fábio”.
O terceiro diz: “Eu sou o Fábio”.

Com base nessas informações, o jovem lógico pode, então, concluir corretamente que

a) Fábio é o primeiro e João é o segundo.
b) Fábio é o primeiro e João é o terceiro.
c) João é o primeiro e Fábio é o segundo.
d) Pedro é o primeiro e Fábio é o segundo.
e) Pedro é o primeiro e Fábio é o terceiro.

R. ( A )

5. Duas cartas são retiradas de um baralho e colocadas com a face para baixo sobre uma mesa. Alguém, que viu as duas cartas, diz para você que somente uma das proposições abaixo é verdadeira:

I. Há um Rei ou um Ás, ou estão ambos na mesa.
II. Há uma Dama ou um Ás, ou estão ambos na mesa.

Então, pode-se afirmar que

a) a carta que está na mesa não pode ser o Ás.
b) a carta com maior probabilidade de estar na mesa é o Ás.
c) a carta com maior probabilidade de estar na mesa é a Dama.
d) a carta com maior probabilidade de estar na mesa é o Rei.
e) Rei, Dama e Ás têm a mesma possibilidade de estarem na mesa.

R. ( A )
6. O próximo número da seqüência 12345, 13455, 14515, 15125 é

a) 11235.
b) 11455.
c) 12345.
d) 14465
e) 15445.
R. ( A )

7.  Considere as seguintes proposições:

I. Tudo que é útil é bom.
II. Nem tudo que é bom é agradável.
III. Nem tudo que é útil é agradável.

Sendo as proposições acima verdadeiras, pode-se concluir que

a) tudo que é agradável é útil.
b) tudo que é útil é agradável.
c) tudo que é bom é agradável.
d) nem tudo que é bom é útil.
e) nem tudo que não é bom é agradável e útil.

 R. ( D ) 

8. Em uma sala com 30 alunos, somente 20 participam das aulas extras de Raciocínio Lógico, e destes, 17 também participam das aulas extras de Raciocínio Quantitativo. Logo, pode-se afirmar que

a) pelo menos 27 alunos participam das aulas extras de Raciocínio Quantitativo.
b) pelo menos 17 alunos participam das aulas extras de Raciocínio Quantitativo.
c) pelo menos 10 alunos participam somente das aulas extras de Raciocínio Quantitativo.
d) somente 27 alunos participam ou das aulas extras de Raciocínio Lógico ou de Raciocínio Quantitativo.
e) somente 17 alunos participam ou das aulas extras de Raciocínio Quantitativo ou de Raciocínio Lógico.

R. ( B )


9. No setor de vendas de uma empresa, trabalham quatro funcionários. Mário, João e Roberto, que trabalham com questões relacionadas à venda dos produtos A, B e C, respectivamente, e Joana, que é secretária. Para facilitar a organização, Joana coloca 1, 2 e 3 clipes nos documentos que se referem à venda dos produtos A, B e C, respectivamente. Em certo dia, chegaram ao setor de vendas 30 documentos, para cuja identificação Joana utilizou 74 clipes. Sabendo que, naquele dia, não chegaram documentos referentes ao produto A, então o número de documentos que Roberto recebeu, referentes ao produto C, foi

a) 20.
b) 18.
c) 16.
d) 14.
e) 12.

R. ( D )

10. Uma calculadora possui uma tecla com o símbolo & para realizar uma operação desconhecida, mas com um padrão de resposta. Observe o que acontece com os seguintes exemplos.

I. Ao digitar “5 & 2”, a calculadora mostra como resultado “9”.
II. Ao digitar “2 & 3”, a calculadora mostra como resultado “8”.
III. Ao digitar “3 & 2”, a calculadora mostra como resultado “7”.
IV. Ao digitar “8 & 7”, a calculadora mostra como resultado “22”.
V. Ao digitar “0 & 1”, a calculadora mostra como resultado “2”.

Assim, se você digitar “5 & 4”, o resultado mostrado na calculadora será

a) 12.
b) 13.
c) 14.
d) 15.
e) 16.

R. ( B ) 

11. As reuniões na empresa ABC são realizadas em uma mesa hexagonal. Na última reunião, o Diretor Geral sentou-se imediatamente à esquerda do Gerente de Vendas. O Gerente de Marketing não se sentou ao lado do Gerente de Pesquisa nem imediatamente à direita do Gerente de Compras, mas em frente à Secretária. A ordem, no sentido horário, em que os participantes se sentaram à mesa pode ser:

a) Diretor Geral, Secretária, Gerente de Pesquisa, Gerente de Compras, Gerente de Marketing e Gerente de Vendas.
b) Diretor Geral, Gerente de Vendas, Secretária, Gerente de Pesquisa, Gerente de Compras e Gerente de Marketing.
c) Diretor Geral, Gerente de Vendas, Gerente de Compras, Gerente de Pesquisa, Gerente de Marketing e Secretária.
d) Gerente de Vendas, Secretária, Gerente de Pesquisa, gerente de Compras, Gerente de Marketing e Diretor Geral.
e) Secretária, Gerente de Compras, Gerente de Pesquisa, Gerente de Marketing, Gerente de Vendas e Diretor Geral.

R. ( A )