segunda-feira, 22 de abril de 2013

MÚSICAS PARA O DIA DAS MÃES




O  Dia das Mães é um dia que deve refletir o amor que devemos dar constantimente às mães, é um dia para demonstrar o Amor, o Carinho, o Respeito, porém, tais sentimentos devem ser estáveis todos os dias do ano. 

Por meio de música deixe seus alunos expressarem todo Afeto e Paixão pelas suas mães. 













domingo, 21 de abril de 2013

Roteiro para Elaboração de Projetos

Para quem tem dificuldades de elaborar um projeto pedagógico, és aqui um passo a passo que vai lhe ajudar muito.

Etapas:

1. Definição do tema;
2. Definição dos objetivos gerais;
3. Definição dos objetivos específicos;
4. O Projeto e a proposta pedagógica da escola;
5. Justificativa;
6. Metodologia;
7. Atividades;
8. Acompanhamento, avaliação e disseminação;
9. Definição do título do projeto;
10. Finalização.

  
Etapa 1 – Definição do tema

A primeira providência da equipe é definir um tema para o projeto da escola. Nunca perca de vista que:
1. A participação dos alunos é essencial. Eles sabem melhor do que ninguém quais temas têm interesse de aprender.
2. Como o projeto deve ser multidisciplinar, é fundamental que o tema possa ser trabalhado sob a ótica de diferentes disciplinas.
3. O tema não deve estar centrado no ensino de informática. O computador e a Internet devem ser utilizados na justa medida em que forem úteis ao desenvolvimento do projeto.


Etapa 2 – Definição dos objetivos gerais

Na escolha do tema já se deve procurar definir os objetivos gerais do projeto:
1. O que a escola pretende alcançar com o projeto?
2. O que o projeto deve mudar na escola em termos de formas de trabalho, modalidades de aprendizagem e envolvimento dos alunos?
3. Quais competências específicas serão desenvolvidas pelos alunos com a participação nas várias fases do projeto?
4. Que impacto o projeto terá sobre ambiente externo à escola?


Etapa 3 – Definição dos objetivos específicos

Os objetivos específicos do projeto são objetivos mais precisos e detalhados, que, mantendo a coerência com os objetivos gerais, vão ser eventualmente perseguidos por meio de atividades específicas.
Uma maneira útil de pensar os objetivos específicos é considerá-los como soluções a ser buscadas para problemas razoavelmente bem delimitados. Em um projeto cujo tema é Meio Ambiente, um dos objetivos específicos pode ser, por exemplo, tornar mais agradável, limpo, saudável e bonito o ambiente da própria escola.

Etapa 4 – O projeto e a proposta pedagógica da escola

Ao elaborar o projeto, deve-se considerar como ele vai se relacionar com a proposta pedagógica da escola. Tanto na fase de elaboração como nas fases de execução e avaliação, o projeto deve levar a escola a refletir sobre sua proposta pedagógica e buscar formas de aperfeiçoá-la.

Etapa 5 – Justificativa

Procure respostas claras para as seguintes questões:
1. Por que é importante fazer o projeto?
A equipe deve refletir sobre o motivo que faz valer a pena realizar esse projeto.

2. Quem se beneficiará?
É importante que a equipe relacione quem vai se beneficiar direta e indiretamente com o projeto, detalhando os vários segmentos e concentrando sua atenção nos alunos, razão de ser da escola.


Etapa 6 – Metodologia

Atenção especial deve ser dedicada à metodologia adotada na execução do projeto. Em especial, é necessário que ela seja:
1. Colaborativa, envolvendo equipes cujos membros conjugam esforços na consecução de um fim comum.
2. Integrativa, envolvendo professores, alunos e, se possível, funcionários e até mesmo membros da comunidade externa, como os pais dos alunos.
3. Multidisciplinar, envolvendo pessoas cuja formação, atividade profissional e interesses abranjam as diferentes disciplinas em que hoje se segmenta o trabalho escolar.
4. Abrangente quanto à faixa etária dos participantes, envolvendo alunos de diferentes séries numa mesma equipe.
Também é importante que o projeto explicite:
a. Como ele vai contribuir para modificar os hábitos de trabalho e as formas de aprendizagem na escola, de modo a dar ênfase ao desenvolvimento de competências e habilidades.

b. Como será redimensionado o tempo e o espaço da escola, de modo que atividades envolvendo equipes multidisciplinares e alunos de múltiplas séries possam ser desenvolvidas integralmente no ambiente escolar regular.
É importante levar em conta o currículo obrigatório e não contar com salas criadas especialmente para facilitar o trabalho colaborativo em projetos que ultrapassem a grade curricular, o horário escolar e os limites da sala de aula tradicional.

Etapa 7 – Atividades

Agora é preciso tentar especificar as atividades centrais que levará à realização dos objetivos específicos do projeto. Faça isso respondendo às seguintes perguntas para cada atividade:
O quê?
Especifique a atividade a ser realizada.

Com que fim?
Esclareça quais habilidades e competências serão desenvolvidas com a execução desta atividade.

Como?
Esclareça os métodos adotados para realizar a atividade.

Quando?
Esclareça como a atividade vai se situar dentro do ano letivo e da grade curricular.

Onde?
Descreva o local onde será realizada: sala de aula, laboratórios, biblioteca, quadra, externamente à escola etc.

Quem?
Descreva quem são as pessoas envolvidas na atividade. Não esqueça os alunos.

Com o quê?
Indique os recursos materiais necessários para desenvolver esta atividade.


Etapa 8 – Acompanhamento, avaliação e disseminação :

a. Como será feito o acompanhamento do projeto?
A equipe deve definir e relacionar as formas de acompanhamento e registro dos efeitos do projeto, tais como reuniões de acompanhamento, relatórios ou outros meios.

b. Como serão medidos os efeitos do projeto?
A equipe deve relacionar os indicadores (sinais que mostrem o que está acontecendo) dos efeitos do projeto com os alunos, os professores, a escola e a comunidade, à medida que suas atividades forem sendo realizadas.

c. Como será transmitido o que se aprendeu?
A equipe deve também descrever os meios que utilizará para comunicar a outras escolas e a todos que se interessem pela informática na escola o que foi alcançado (resultado) e como isto ocorreu (processo).
O importante é que outros possam um dia aprender com esta experiência.


Etapa 9 – Título do projeto

Depois de tudo feito, a equipe deve escolher um nome “bem-bolado” que possa despertar a curiosidade e o interesse das pessoas pelo projeto.

Etapa 10 – Equipe responsável pela elaboração do projeto:

Liste as pessoas envolvidas na elaboração do projeto e sua função na escola (diretor, coordenador, professor, aluno).

Etapa 11 – Finalização:

O projeto deve ter, no máximo, 10 páginas. Procure utilizar uma única cor e apenas um tipo de letra, sempre do mesmo tamanho, para dar boa leitura.

 

quinta-feira, 4 de abril de 2013

PROJETO DIA DO ÍNDIO





  •  JUSTIFICATIVA:

            A partir da necessidade de mostrar às crianças a importância que o índio tem para nossa sociedade brasileira, e que o conjunto de substantivos forma o subst. Coletivo decidimos elaborar este projeto.
            Começaremos estudando sobre os costumes indígenas, sendo assim, partiremos para um estudo sobre substantivos, tendo como auge o substantivo coletivo.
            Concluindo, diante da comemoração do dia do índio, decidimos despertar nos alunos o prazer de conhecer o surgimento da nossa cultura (que atualmente está um pouco esquecida) e a vontade de cultivá-la. Através destas descobertas culturais, da comemoração, estaremos levando aos alunos a descobrirem o que é um substantivo coletivo (= conjunto de espécies, animais, coisas, pessoas), e faremos isto, devido a palavra tribo = que é o coletivo de índios, que aparecerá no decorrer do projeto.  
  

  • OBJETIVOS:


Gerais: - Resgatar a cultura brasileira, aprendendo neste assunto a classificação do substantivo, principalmente o substantivo coletivo.

Específicos: - Conhecer substantivo coletivo.
-          Reconhecer nos diversos textos os coletivos.
-          Conscientizar-se do surgimento da cultura brasileira.
-          Preservar nossa cultura.


  • DESENVOLVIMENTO:


Séries Iniciais:  
Þ    Incentivar os alunos com a música “Vamos Brincar De Índio – XUXA” http://www.youtube.com/watch?v=ba9JLbDrpWI
Ø  pode utilizar a música de Jorge Benjor “todo dia era dia de índio”
Þ    Interpretar a letra da música (oral/escrita) http://letras.terra.com.br/xuxa/91250/
Þ    Conversar, trocar informações com a turma a respeito dos índios.
Þ    Explicar que os índios foram os primeiros habitantes do Brasil, seus costumes, sua língua, sua forma de religião e sua cultura.
Þ    Construir texto no Word ou Writer  ou  a partir do que foi explicado.
Þ    Revisar substantivo, comum, próprio, introduzindo coletivo, a partir da música já citada.
Þ    Pesquisar em grupo alguns substantivos coletivo.
Þ    Confeccionar um cartaz com os coletivos pesquisados.
Þ    Realizar atividades
Þ    Þ    Desenhar objetos indígenas e pintar o desenho do índio.
Þ    Brincar “o índiozinho saiu da oca”
Þ    Confeccionar cocar do índio (google imagens)
Þ    Dramatizar a música “Vamos Brincar de Índio”.


  • MATÉRIA PRINCIPAL:


Português: 
Ø  Após ouvirmos a música “Vamos Brincar de Índio”, distribuiremos aos alunos a letra da música (http://letras.terra.com.br/xuxa/91250/), a fim de interpretá-la oral/escrita.
Ø  Pesquisar substantivos:  http://pt.wikipedia.org/wiki/Substantivo
Ø  Revisar através de uma conversa informal, o substantivo comum e próprio.
EX: Vamos relembrar o que é subst. Comum e Próprio. Alguém se lembra:
Substantivo: É a palavra que dá nome aos seres (pessoas, animais, coisas)
Substantivo Comum: É aquele que dá nome a seres dentro de sua espécie. (escrito com letra minúscula) – índio, oca.
Substantivo Próprio: É aquele que dá nome ao ser, dentro da sua espécie, de modo particular. ( escrito com letra maiúscula) – Xuxa, Brasil.

  Ø  Introduzir substantivo coletivo.
Substantivo Coletivo: São substantivos que mesmo no singular, designam um conjunto de seres da mesma espécie. Indica um conjunto de pessoas, animais ou coisas.
EX: Vamos observar na música quais coletivos que aparecem: um conjunto de ocas forma uma aldeia; um conjunto de índios forma uma tribo.

Ø  Dividir a sala em grupos (a quantidade fica a critério do professor) e pediremos que os componentes dos grupos pesquisem “8” substantivos coletivos (quantidade que o prof. determinar). Através de sites na internet.
Ø  Fazer um cartaz contendo todos os coletivos pesquisados.
Ø  Produzir textos a partir do tema índio (Word ou Writer).
Ø  Realizar atividades/jogos de fixação a partir do blog abaixo:

Obs: Os substantivos devem ser trabalhados de acordo com o Ano/Série do aluno.
A música também pode ser trocada de acordo com a necessidade.

     1)    Vamos escrever usando o editor de textos (Word ou Writer ) os substantivos coletivos que nos lembram sobre os índios:

a)    Pássaros
b)    Peixes
c)    Índios
d)    Ocas
e)    Árvores

2)    Rescreva as frases abaixo, substituindo a palavra em destaque por um coletivo que lhe corresponda e alterando o que for necessário.

a) Os artistas da novela saíram atrasados
O elenco da novela saiu atrasado.

b) As abelhas estão produzindo mel.
     O enxame está produzindo mel.

c) Os jurados se reuniram na sala secreta.
     O júri se reuniu na sala secreta.

d) As fotos estão perfeitas.
     O álbum está perfeito.

e)    Os músicos são um sucesso.
A banda é um sucesso.

f)     Os alunos estão aprendendo o conteúdo.
A turma ou classe está aprendendo o conteúdo.
  
3)    Ligue os substantivos coletivos no seu significado:

(  1 ) Alcatéia                                                   (  9)   Chaves
(  2 ) Vara                                                        (  4 )   Mapas
(   3)  Rebanho                                                 (  6)   Ladrões
(  4 )  Atlas                                                        (5  )  Aves
(  5 )  Bando                                                      (  8 )  Flores
(  6 )  Quadrilha                                                 (  7)  Estrelas 
(   7)  Constelação                                             ( 2  )  Porcos
(   8 )  Ramalhete                                               ( 1  )  Lobos
(   9 )  Molho                                                       (  3 )  Gado em geral, ovelhas...
(   10 )  Cacho                                                    ( 10  )  Uva, banana.....

 4)    Ditado ( ditar o substantivo comum para escrever o coletivo e vice –versa):

a)    Discoteca = discos
b)    Livros  = biblioteca
c)    Pelotão = soldados
d)    Ilhas = arquipélago
e)    Cães = matilha
f)     Fauna = animais
g)    Plantas = flora
h)   Réstia = alho, cebola
i)     Letras = alfabeto
j)     Pessoas = multidão
l)     Galeria = quadros
m)  Clero = sacerdotes


  •  INTERDISCIPLINARIDADE:


 Artes :

Ø  Passar/ouvir (no aparelho de som ou do projetor integrado) a música/vídeo “Vamos Brincar de Índio”
Ø  Desenhar objetos indígenas a partir de pesquisa no google imagens.
Ø  Confeccionar Cartazes(com coletivos) e Mural (com gravuras/textos sobre os índios).
Ø  Pintar o desenho do índio.
Ø  Construir uma história (utilizar o HagáQuê)
Ø  Fazer exposição das atividades sobre Dia do Índio
Ø  Confeccionar um mural sobre “Índios Ontem/Hoje”. (google imagens)



  •  História/Geografia:


Ø  Explicar sobre os índios através de rodas de conversa com a turma:
Quem foram os 1º hab.? Como andavam? Seus costumes?
Ø  Disponibilizar os jogos educativos sobre Dia do Indio, de acordo com o Ano/Série:

Em grupos, nos links abaixo pesquisar sobre:
Ø  Povos Indígenas na Fronteira de Mato Grosso do Sul: http://www.corumba.com.br/pantanal/pant_indio.htm

Ø    Dia do Índio
Ø  Cacique
Ø  Pajelança
Indígenas
A partir de conhecimentos que o professor possui e pesquisas em sites ele explicará:
Na época do descobrimento, o Brasil era habitado por indígenas. Os índios foram os primeiros habitantes do Brasil. Quando os portugueses chegaram ao Brasil, a terra já era deles. Eles formavam várias tribos. A reunião das tribos formavam a nação.
As duas grandes nações que habitavam o Brasil eram os Tupi – Guaranis (no litoral) e Iês – Tapuias (no interior).
Suas casas eram chamadas ocas, dispostas em círculo em torno da ocara (pátio) e protegidas por uma cerca chamada caiçara.
Andavam nus ou seminus. Enfeitavam-se com penas, dentes de animais, ossos, pedaços de madeira e geralmente pintavam os corpos.
Cada tribo tinha um chefe que era chamado de pajé.
Alimentavam-se da caça, pesca, e frutas.
Cultivavam o milho, a mandioca, diversas frutas, como o cará, etc.
Com o milho fermentado faziam uma bebida bem forte, chamada Cauim.
Dormiam me redes, tecidas por eles e quando morriam eram enterrados em potes de barros ou enleados na rede, acompanhados de suas armas.
    
Ø  Passar o texto “ Índios” para a turma no projetor integrado:
Índios:

      Os índios foram os primeiros habitantes do Brasil.
      Quando os portugueses chegaram ao Brasil, a terra já era deles.
      Eles tinham seus costumes, suas leis e sua língua.
      Os homens brancos chegaram e quiseram mudar tudo.
      Ensinaram seus costumes, sua religião, sua língua.
      Além disso, obrigavam os índios a trabalharem para eles, como escravos.
      Os índios se revoltaram. Muitos fugiram, indo viver em outros lugares.
      Quando havia lutas, os homens brancos quase sempre venciam, porque tinham armas de fogo.
      Antes havia muitos índios no Brasil. Atualmente são bem poucos.
      Até hoje, os brancos continuam expulsando os índios de suas terras.
      O índio também é um brasileiro, ele precisa ser respeitado.
     
      Veja como é a vida dos índios numa comunidade indígena que ainda conserva os costumes de antigamente:
v  Os índios moram em ocas. Um conjunto de ocas chama-se tabas ou aldeias.
v  Eles plantam, caçam, pescam e fabricam suas armas.
v  Os índios se alimentam de carnes de animais (que eles caçam ou pescam), de banana, milho, mandioca e de outros vegetais e frutas.
v  O chefe da tribo é o cacique ou morubixaba.
v  O Chefe religioso é o pajé.
v  As armas são arco e flecha, a lança e o tacape.

Interpretação: - Quem foram os primeiros moradores do Brasil?
-          Como eram seus costumes?
-          Como vivia o índio, antes da chegada dos portugueses? E hoje?
-          Desenhe algo que os índios usavam “armas, enfeites”


  •  Educação Religiosa:       


Ø  Através  do poema “Jesuítas e a catequese “, conversaremos com a turma sobre a religião do índios (que adoravam a natureza) , as diferenças / semelhanças com a nossa religião ( adorar o Deus verdadeiro) .

JESUITAS E A CATEQUESE

Os primeiros governadores
Querendo os índios aproveitar
Trouxeram os Jesuítas
Para os catequizar

O padre José de Anchieta
Deu-lhes fé, ajuda e amor
E ensinou-lhes a existência
De um ser supremo : o Criador

Outro nobre jesuíta
Que os índios pacificou
Foi o grande Manoel da Nobrega
Que em si nunca pensou

Outro que veio ajuda-los
Foi o Padre Manoel Vieira
Que trabalhou sem cessar
Sem nunca sentir canseira

Como eles, muitos outros
Distribuindo saber e amor
E aqui , nossa homenagem
A estes, Padre de valor!
  
MATEMÁTICA:



Problemas:

1)    Numa aldeia moram 147 índios. Sabemos que em cada oca moram 7 índios. Quantas ocas existem nessa aldeia?
       147 : 7= 21                  R. Existem 21 ocas.

2)    Uma tribo indígena alimentou-se com um cardume composto de 36 peixes. Outra tribo se alimentou com o dobro deste cardume. E uma terceira tribo com a metade do dobro da segunda. Quantos peixes foram consumidos pela 1,2, e 3 tribo? E as três juntas quanto consumiram?

      1º = 36                                                 36+72+36= 144.
      2º = 36x2= 72       
      3º = 72: 2 = 36                                     R. Consumiram num total 144 peixes.


Ø  Criar problemas envolvendo coletivo (com as 4 operações fundamentais).

EDUCAÇÃO FÍSICA:

Ø  Levar os alunos para quadra ou pátio da escola. Desenhar no chão “ocas (casa dos índios)” a quantidade de alunos que estiver presente, tirar um.
      EX: Tem 40 alunos, iremos desenhar 39 ocas, irá faltar um , que este será o cacique.
      Após os desenhos feitos, cada aluno irá virar indiozinho e ocupará uma oca, exceto o cacique. Quando o professor dizer: o indiozinho saiu da oca, todos deverão sair e procurar outra oca, o cacique deverá procurar uma oca, e quem ficar sem oca vira o cacique.


  • CULMINÂNCIA:


Encerraremos o projeto com a esposição dos tabalhos, e a dramatização da música “Vamos Brincar de Índio”
Lanche especial  com comidas típicas, onde cada aluno traz uma comida. Ex.: pamonha, mandioca frita, cural, caldo de milho e outros.


  • RECURSOS:


- Projetor Integrado
- Microcomputadores
- Aparelho de som
- Quadro e giz
- Papel graffit e cartolina


  • AVALIAÇÃO:


          A avaliação será feita durante todo o andamento do projeto. O aluno é valorizado em todas as atividades que participará. Em resumo, o aluno é avaliado a todo instante.

CONSTRUINDO




PARA O LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA:

Acesse os links: