segunda-feira, 27 de maio de 2013

Atividades FESTAS JUNINAS


SÓ ATIVIDADES 



























Projeto São João






JUSTIFICATIVA: 
Este projeto visa integrar a comemoração da festa junina desenvolvendo o resgate social exercendo a cidadania através de ações concretas, solidárias e participativas, favorecendo a criança a ampliação de seu universo linguístico, pois a festa junina se constitui uma temática rica onde podem ser explorados diversos tipos de linguagem. Levando ao aluno o conhecimento da origem da festa junina, levando os educando a conhecer seus símbolos e seus valores. 

OBJETIVO GERAL: 
Conhecer as características da festa junina valorizando e demonstrando atitudes de respeito ao trabalho e ao homem do campo. Incentivando o trabalho cooperativo, proporcionando a participação das crianças em diversas brincadeiras levando-os a conhecer os costumes e valorizar as tradições. 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

  • Possibilitar a criança conhecer um pouco sobre uma das festas tradicionais do Brasil, seus símbolos, santos, pratos típicos, trajes e danças;
  • Compreender a história da festa junina, bem como o seu valor dentro do folclore brasileiro, destacando seus aspectos sociais e religiosos;
  • Perceber a importáncia do trabalho em equipe e a união do mesma;
  • Resgatar as tradições da festa junina;
  • Desenvolver o gosto por poemas e músicas;
  • Incentivar o gosto pela culinária junina;
  • Valorizar as festas juninas;
  • Desenvolver a linguagem oral; corporal e raciocínio;
  • Desenvolver a imaginação e a criatividade através de produção de texto; Identificar tipos de frases, cruzadinhas sobre festas junina, caça palavras; Explorar a leitura de textos informativos;
  • Interpretar músicas e poesias;

  METODOLOGIA :

Origem da Festa Junina; Ensaio de dança; Confecção de balão e bandeiras; Cantar e dançar canções de festa junina; Brincar de desfile; Simular casamento caipira; Socialização do tema e do conhecimento que cada criança possui sobre ele; Degustação de pratos típicos; Confecção de decoração; Desenho; Recorte; Colagem; Pintura; Cartazes; Cruzadinhas; Caça-palavras; Músicas; Dramatizações; Confecção de mural; Brincadeiras Juninas (corrida do saco, dança da cadeira, dança da laranja, estoura balão, argola, corrida do ovo, etc.); Tradições; Ditado Junino; Comidas típicas; 

RECURSOS:
Materiais diversos que o professor possa utilizar para desenvolver as tarefas com os alunos durante todo o processo. 

AVALIAÇÃO :
Acontecerá de maneira em que alunos possam participar de maneira prazerosa nas diversas atividades desenvolvidas durante o período do projeto. 

CULMINÂNCIA:

Apresentações com danças juninas, dramatizações,comidas típicas e brincadeiras.

ATIVIDADES 






domingo, 26 de maio de 2013

Projeto Empreendedorismo



 

Um ótimo projeto para se trabalhar com a turma, estimulando-os ao Planejamento, organização e espírito empreendedor.


TÍTULO: Locadora de Gibis

OBJETIVO GERAL:  

Desenvolver nos alunos além do gosto pela leitura um conjunto de competências que os tornem capazes de tomar decisões, traçar planos e organizar os recursos necessários para chegar ao sucesso

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:


  • Incentivar o prazer pela leitura e escrita.
  • Produzir textos de variados gêneros.
  • Envolver os alunos em situações de compra e venda.
  • Despertar na criança o espírito empreendedor e dar-lhes a experiência de realizar algo concreto.

DESENVOLVIMENTO:
 
  • Conhecer através de pesquisas como funciona uma locadora.
  • Apresentar aos alunos diversos gibis para leitura.
  • Pesquisar e conhecer a história das Histórias em Quadrinhos, e como são feitas.
  • Fazer um levantamento dos gibis e autores conhecidos.
  • Mostrar a importância, responsabilidade e empenho da equipe no projeto. 
  • Providenciar os materiais necessários para o desenvolvimento das atividades.
  • Montar uma história em quadrinhos que fará parte do acervo da locadora.

METODOLOGIA:
  •        Roda de conversa
  •         Pesquisa
  •       Montagem de mural
  •       Leitura
  •       Debate
  •       Produção de texto
  •     Assistir vídeos de documentários
  •     Assistir desenhos da turma da Mônica      
  •    Confecção de produtos de decoração
  •     Relatório de observação


CONCLUSÃO:
Socialização do trabalho e apresentação musical

AVALIAÇÃO: 

Avaliar a participação e o envolvimento individual e coletivo durante o desenvolvimento das atividades diárias.