terça-feira, 16 de julho de 2013

terça-feira, 2 de julho de 2013

ATIVIDADES PARA EDUCAÇÃO INFANTIL


 CAIXA PEDAGÓGICA PARA TRABALHAR COM O MATERNAL

Consiga uma caixa grande, de geladeira, televisão ou outra. Fazer cortes em duas laterais da caixa de maneira que as crianças possam entrar e sair, cubra a caixa com EVA, fazendo cortes de diferentes formas para que as crianças introduzam os elementos: cubos, bolas, potinhos, caixas. Com esse brinquedo as crianças podem explorar a caixa, introduzir objetos de acordo com o formato, esconder-se, buscar elementos e outras propostas que surgirão deles mesmos.
 
 MINHOCA DE MEIA.

Esta é uma dica pedagógica muito útil, principalmente para quem trabalha com a turma pequena e precisa passar no pátio... A ideia da revista Maestra é uma corda animada, mas para virar uma minhoca é só fazer o rostinho e colar numa das pontas e pronto!!!
 
 Como que faz? Ela é todinha feita com meias, super colorida, macia...  pra fazer você vai precisar 'tirar' os fundos das meias e juntar uma à outra... Depois é só fazer o enchimento com espuma ou outro material de sua preferência. Use quantas meias forem necessárias para unir todos os seus pequeninos no passeio pelo pátio. DICA: Use sacolinhas plásticas de supermercado para encher a minhoca e recicle!
 
 Não pode faltar: Uma musiquinha pra animar!

MINHOCA
Minhoca, minhoca,
Me dá uma beijoca?

Não dou, não dou!

Então eu vou beijar.

Minhoco, minhoco,
Você é muito bobo!
Beijou do lado errado,
a boca é do outro lado!!!
 
 
 TRABALHANDO FORMAS GEOMÉTRICAS
 
 Uma dica bem bacana é esta que estamos postando aqui, usando tinta e rolinho de papel higiênico como carimbos. Confira que delícia de atividade!
 Pra fazer você só vai precisar moldar os rolinhos nas formas desejadas, molhar na tinta e carimbar nas folhas... ajude os pequeninhos no desempenho desta tarefa!
 

 
 
 

segunda-feira, 1 de julho de 2013

PROJETO: SUSTENTABILIDADE E MEIO AMBIENTE




OBJETIVO GERAL:

Esse projeto tem como objetivo promover o envolvimento dos alunos, professores, pais e comunidade em defesa à sustentabilidade do nosso planeta.

JUSTIFICATIVA:

     “O convívio escolar será um fator determinante para a aprendizagem dos valores e atitudes. Considerando a escola como um dos ambientes mais imediatos do aluno, relação a elas se darão a partir do próprio cotidiano da vida escolar do aluno. (PCN’s2.001)
  
  Cuidar do destino do nosso meio ambiente é responsabilidade de todos. A escola é um lugar favorável à Educação Ambiental pelo fato de ser grande geradora de resíduos. Então, é importante que trabalhemos no sentido de envolver nossos alunos, pais, educadores e funcionários para que esta situação modifique, formando novos hábitos.
     Partindo do princípio que a educação ambiental é um processo longo e contínuo, devemos mudar nossos hábitos e atitudes de maneira espontânea.
     A Educação Ambiental é muito mais do que conscientizar sobre o lixo, a reciclagem e a poluição. É trabalhar situações que possibilitem a comunidade escolar pensar propostas de intervenção na realidade nos cerca. Ela será o elo entre todas as disciplinas que favorecerá a valorização da vida e, consequentemente do meio ambiente.
Entretanto, na criança é mais fácil desenvolver a sensibilidade, o gosto e o amor pela natureza, já no adulto, algumas vezes, é preciso desenvolver o respeito.
Sabemos que o que o meio ambiente não é destruído por falta de conhecimento, mas sim devido ao estágio de desenvolvimento existente no mundo.
O trabalho de conscientização da destruição do meio ambiente na escola, será para resgatar a necessidade de conciliar a teoria com a prática no dia a dia, garantindo, o futuro do planeta e da humanidade.
Desta forma, teremos uma noção que tudo está interligado. Somos parte da natureza e não devemos esquecer isto.
Este projeto contempla a necessidade de pequenos atos, que serão responsáveis por grandes transformações que devem ser assumidas por nós, para o resto de nossas vidas e assim estaremos garantindo o futuro de nossas gerações com fraternidade e sustentabilidade.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS: 

  • Educar para conquistar um vínculo amoroso com a Terra, não para explorá-la, mas para amá-la.

  • Conviver num ambiente agradável onde um possa respeitar o outro e todos respeitem a natureza.

  • Compreender o sentido de ser um cidadão consciente e participativo nas ações de preservação do meio ambiente.
  • Adotar posturas pessoais e comportamentos sociais construtivos, baseados na prática das virtudes, colaborando para a construção de uma sociedade justa, em um ambiente saudável.
  • Repensar e avaliar as atitudes diárias e a suas conseqüências no meio ambiente em que vivemos.
  • Despertar o interesse pelos diferentes tipos de leitura.
    Produzir textos e histórias matemáticas utilizando assuntos e dados sobre as questões ambientais.
  • Estimular a mudança na prática de atitudes e a formação de novos hábitos com relação à utilização dos recursos naturais.
  • Favorecer a reflexão sobre a responsabilidade ética de nossa espécie e planeta para garantir um ambiente sustentável.
  • Participar de ações sociais que resgatem valores humanos como respeito pela vida, responsabilidade, solidariedade, amizade e ética.
  • Envolver a comunidade escolar e família neste processo de relações fraternas e preservação do meio ambiente.
  • Conhecer a realidade da sala de aula e pátio da escola para busca coletiva de soluções.. (desperdício ou economia de papel, destino correto do lixo, torneiras abertas ou fechadas, lanche saudável ou prejudicial à saúde, preservação das árvores ou destruição, etc.)
  • Estabelecer diferença entre separar, reciclar e reutilizar.


    CRONOGRAMA DE ATIVIDADES:    

  • Confecção da logomarca do projeto com os alunos. (concurso de desenhos)
  • Questões elaboradas pela turma, sobre lixo, animais, economia de luz e água, etc. para aplicar na vizinhança da escola e suas famílias e, posteriormente criar um gráfico e/ou tabela sobre o assunto em questão, para estudo em sala de aula.
  • Construção do Alfabeto Ecológico
  • Coleta seletiva do lixo. (Os três R’s da Educação Ambiental: Redução, Reutilização e Reciclagem.)
  • Montagem de painel
  • Produção de texto
  • Teatro
  •  Música
  • Passeios Ecológicos
  • construção minhocário e horta;


AVALIAÇÃO:

A avaliação deverá ser contínua, através de observação e registro da participação e envolvimento de cada aluno.





SUGESTÕES DE TEMAS PARA AS TURMAS:


APRENDENDO ATRAVÉS DAS CORES DO JARDIM


·         Sensibilização e mobilização permanente em relação ao meio ambiente e a necessidade de participação de todos e todas na construção da Sustentabilidade em suas várias dimensões.
Os alunos são incentivados, através de cartazes, a manter a sala limpa, colocar o lixo na lixeira, cuidar dos materiais escolares e cultivar hábitos de higiene com o corpo.
·         Oficina de desenho
·         Rodas de Leituras
·         Músicas
·         Pesquisa sobre as diversas paisagens que o homem precisa modificar o meio ambiente
·         Produção de mudas



ÁGUA, ESPERANÇA E FUTURO. ATÉ QUANDO?

·         Rodas de Conversa  sobre o meio ambiente e seus problemas.
·         Oficinas de desenho, colagem e pinturas
·         Pesquisas envolvendo o tema



DEIXANDO DE SE LIXAR PARA O LIXO

·         Realização de rodas de conversas
·         Oficinas de desenho, colagem e pintura
·         Montagem de uma peça teatral
·         Pesquisas relacionadas ao tema
·         Sensibilização e mobilização em relação ao meio ambiente e seus problemas através da confecção de cartazes e de uma maquete apresentando um rio limpo e um outro poluído.
·         Oficinas de musica onde aprenderam diversas músicas que abordam o meio ambiente.



 EDUCAÇÃO E VIDA: COMPROMISSO COM O PLANETA.


·         Sensibilização e mobilização em torno do meio ambiente e seus problemas através da colocação de cartazes em sala de aula.
·         Roda de conversa sobre o meio ambiente e seus problemas
·         Pesquisa sobre animais em risco de extinção
·         Produção de texto
·         Implantação de uma campanha de alerta sobre o uso da água na escola
·         Implantação de uma campanha de alerta sobre a limpeza na escola