segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Hábito da leitura




5 dicas para incentivar o hábito da leitura

   Gostar de ler é um importante adicional no processo de aprendizagem. Despertar esse gosto ainda na infância é uma ótima forma de fazer a criança entrelaçada ao conhecimento das palavras, da interpretação e da imaginação.

São inúmeros campos do intelecto que ganham com a leitura, melhoria do vocabulário, escrita correta, pluralidade de assuntos, aumento da imaginação e reflexão, auto-conhecimento além de contato com a cultura brasileira e internacional através de obras clássicas.

Os pais podem ser a ponte para direcionar e construir esse hábito, o quanto antes melhor.


1- Leia junto com o filho


Compartilhar momentos de leitura é uma ótima forma de manter no ambiente familiar momentos relaxantes e ao mesmo tempo enriquecer conhecimentos. Escolha diariamente uma horinha para ler com as crianças, nem que seja alguns minutos. 

Tente dar vida à leitura, mude a voz e interprete os diálogos do enredo, use fantoches e bonecos, criança adora ser “levado” pela estória, é nesse ponto que o gosto pela leitura é despertado, poder viajar pelas frases e temas contadas abordadas no livro até mesmo antes de saber ler sozinha.


2 – Monte uma biblioteca


Gastamos dinheiro com roupas, calçados e brinquedos, por que não também investir em livros? Procure, de acordo com a faixa etária, comprar livros, alugar em bibliotecas e sempre tenha novidades em casa. A criança ficará vaidosa em ter sua mini biblioteca no quarto com títulos infantis.

Não precisa ser uma estante, caixas e baús enfeitados podem ser uma alternativa criativa e eles podem participar da confecção.


3 – Visite livrarias


Um programa que pode unir diversão e desenvolvimento são as visitas a livrarias, deixe a criança tocar os livros, olhar, folhear e procurar se encaixar no ambiente. Caso haja programação com recitais ou contação de estórias organize o tempo e compareça com os filhos.

A criança vai despertar o interesse brincando, e além disso, estará em contato com outras crianças também. Alguns estabelecimentos tem setores somente para o público infanto-juvenil.


4 – Envolva os amiguinhos na leitura


É interessante para a criança compartilhar com os amigos as aventuras lidas em um livro, incentive a troca de títulos entre amigos ou vizinhos, eles vão aos poucos desenvolver o próprio gosto e começar a escolher qual tipo de leitura preferem.


5 –Crie atividades lúdicas


Após a leitura de um livro, tome conhecimento do tema abordado e incentive a criança a fazer desenhos ou construir sua própria estória baseada na que foi lida. Mostre curiosidade para saber como foi o enredo, converse com o filho acompanhando sua explicação  e sempre respeite o nível de entendimento.

Certamente esse hábito será levado adiante, com o amadurecimento o gosto será solidificado. Durante toda a carreira de estudante até chegar no curso de faculdade o aluno vai se deparar com a necessidade de aprofundar conhecimentos e a leitura é sem dúvida o meio mais adequado e consistente.


quarta-feira, 24 de setembro de 2014

A leitura com paradidáticos

   


   A leitura é um ato importantíssimo para aprendizagem do ser humano, pois é através dela que podemos enriquecer nosso vocabulário, obter conhecimento, dinamizar o raciocínio e a interpretação.

  Ler para os nossos alunos é prática fundamental para despertar o gosto e o desejo pela leitura.

   Dicas de livros em que os personagens nos transmitem ensinamentos sobre como construir o mundo melhor.

Sobre a amizade:

O Príncipe Feliz

A rica estátua de um príncipe, arrependida de seu egoísmo quando viva, com o auxílio de uma andorinha perdida distribui para os súditos partes de seu próprio corpo para ajudá-los. Sem saber, vai perdendo a beleza e a admiração popular, mas ganhando a simpatia Divina. 




Sobre Respeito:

Os três mosquiteiros

Os três mosqueteiros estão prontos para defender o rei Luiz XIII. Athos, Porthos e Aramis enfrentam todos os perigos para impedir que o demoníaco Cardeal Richelieu destrua o rei da França. Enquanto isso, o jovem D'Artagnan que sonha ser um Mosqueteiro, coloca sua vida em risco quando resolve agir sozinho e apaixona-se pela Condessa de Winter, a bela espiã de Richelieu. Se D'Artagnnan conseguir escapar das armadilhas da Condessa e tornar-se um Mosqueteiro, ainda assim terá que provar sua lealdade e habilidade de grande espadachim. 


Sobre Generosidade:

    Oliver Twist

Numa cidadezinha da Inglaterra, uma jovem dá à luz um menino e morre em seguida. O pequeno órfão recebe o nome de 'Oliver Twist' e vive seus primeiros nove anos em instituições de caridade. Não suportando tantos maus-tratos, Oliver foge para Londres, onde inadvertidamente se junta a um bando de marginais, comandado por - Fagin.

Sobre Humildade:
O maravilhoso mundo de Oz
L. Frank Baum (1856-1919), o escritor, poeta, ator e cineasta nascido em Chittenango, Nova York, escreveu um dos mais populares livros da literatura infantil de todos os tempos – O Maravilhoso Mágico de Oz (1900). A versão musical para o teatro do livro foi apresentada na Broadway de 1902 a 1911, com estrondoso sucesso. Não menos sucesso teve a versão cinematográfica de 1939, estrelada por Judy Garland, no papel de Dorothy.A obra nos conta a encantadora história da garota Dorothy, que é levada por um ciclone à fantástica Terra de Oz, onde entra em contato com o Homem de Lata, o Espantalho, o velho mágico e uma série de outros personagens fabulosos, em uma jornada de pura magia e beleza.Esta edição contém ilustrações da primeira edição da Geo. M. Hill Co., Chicago – New York, 1900, de W. W. Denslow.


Sobre Responsabilidade:

O Pequeno Príncipe

O Pequeno Príncipe é uma fábula. Ou se preferirmos, uma parabola. Não é um livro para crianças, porque traz justamente a mensagem da infância, a mensagem da criança. Essa criança que irromperá de repente no deserto do teu coração, a milhas e milhas de qualquer região habitada. A menos que não queira ver, a face do Pequeno Principe, a face de um outro, coroada com os espinhos da rosa.... Este livro é também um teste. É o verdadeiro desenho numero 1. Se não o quiseres compreender, se não te interessas pelo seu drama, fica aqui a sentença do Principe: Tu não és um homem de verdade. Tu não passas de um cogumelo.

Sobre Coragem:

O vento dos salgueiros
"...um livro infantil divertidíssimo, contrastando a vocação doméstica e intimista do Toupeira com o espírito aventureiro do Rato, a sabedoria ajuizada do Texugo e as destrambelhadas aventuras do Sapo, rebelde, sem juízo, entusiamadamente triunfante em sua irreverência. Pela força psicológica dos personagens que cria e a quem dá vida - ainda que sejam simples animaizinhos do campo ou habitantes das margens de um rio - Kenneth Grahame dá origem a um universo que nenhum leitor esquece. Em suas ações, se desenrola uma história de crescimento, de formação de um personagem (Toupeira), e essa narrativa é que nos carrega. O leitor acompanha emocionado o relato de uma situação com que toda criança sonha - e muito adulto também. Ou seja, vamos seguindo o processo em que o herói sai da segurança do lar para se lançar no mundo, e passa de um estágio de inexperiência e medo para uma fase mais madura, em que tem condições de dar conselhos e é capaz de liderar os outros."

Sobre Amor:


Heide
Heidi é uma história sobre a vida de uma menina órfã da Suíça escrita como livro infantil em 1880 pela escritora suíça Johanna Spyri.
Muitas gerações de crianças se encantaram com a história de Heidi, essa adorável e alegre menina que, na sua maneira inocente, consegue transmitir o sentido da verdadeira felicidade a todos os que com ela convivem. É a docilidade e a sabedoria ingênua desta personagem que permitem descobrir que são os pequenos gestos e as atitudes, os verdadeiros sentimentos, como o amor, a generosidade e a simplicidade, alguns dos ?segredos? para se alcançar essa felicidade. Não é à toa que Heidi é uma das histórias infantis mais populares do mundo e que continua ?ensinando? até os dias de hoje. 

Bom trabalho!

quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Frases para Alunos com Incentivo e Motivação

  

 Todo professor saber que motivar um aluno é a base para que esse se desenvolva, o incentivo deve vir tanto por parte dos pais quanto por parte dos professores. 
   A educação no Brasil ainda está longe de ser um modelo ideal no entanto graças aos esforços de educadores em muitas partes do país vemos grandes exemplos de alunos que devidamente motivados por seus professores ganharam prêmios e se destacaram na sociedade. Nossa sugestão é que seja criado um cartaz com frases para alunos e colocado na sala de aula para que esses possam ter contato com as palavras de grandes pensadores que um dia retrataram a importância do ensino, dos alunos e dos professores.

Veja algumas frases para motivar e incentivar alunos na sala de aula.

"Estudante, deixe o passado e viva o Presente, absorva o conhecimento de seus mestres pois através deles construirá seu futuro." (Luis Alves)

"O aluno quando jovem muitas vezes não consegue enxergar o professor como um mestre, os anos passam e aqueles que amadurecem de verdade ao encararem o passado podem se dar conta que perderam uma grande oportunidade de ter um mestre como amigo."(Luis Alves)

"Educar é viajar no mundo do outro, sem nunca penetrar nele. É usar o que pensamos para nos transformar no que somos.(Augusto Cury)

"Ser aluno é ter a humildade de entender que pouco sabe e reconhecer naqueles que sabem um pouco mais a imagem de um mentor que carrega em suas mãos as chaves com as quais poderão abrir as portas do conhecimento.(Luis Alves)

"Motivar alunos é despertar em seu interior o desejo pelo conhecimento, um aluno motivado aprende e ensina." ( Luis Alves)

"Ninguém educa ninguém, ninguém educa a si mesmo, os homens se educam entre si, mediatizados pelo mundo." (Paulo Freire)

"Todo amanhã se cria num ontem, através de um hoje (...). Temos de saber o que fomos, para saber o que seremos. (frases de motivação para alunos, Paulo Freire)"

"Otimismo é a fé que conduz à realização, nada pode ser feito sem esperança e confiança." (Helen Keller)

Fonte:http://www.esoterikha.com/coaching-pnl/frases-para-alunos-de-incentivo-e-motivacao-para-sala-de-aula.php